top of page

Aquarela em tecido abre Atelier Eveline Carrano às imagens fluidas


A Água, com sua capacidade de produzir significados múltiplos e imagens carregadas de afetos, foi o elemento condutor da oficina “Aquarela em tecido – dialogando com imagens fluidas”, realizada no Atelier Eveline Carrano, no dia 21 de julho. A atividade integrou o calendário do evento Atelier de Portas Abertas 2018, promovido pela AARJ (Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro).

Bachelard – Inspiradas na obra “A Água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação poética” (1942), do pensador francês Gaston Bachelard (1884-1962), as facilitadoras Sônia d´Azevedo (Aarj 609) e Regina Itaborahy (formanda pelo Atelier) abordaram as duas experiências cognitivas que, conforme o autor, ocorrem a partir da interação do ser humano com os elementos da natureza – a imaginação formal (ou imaginação dos olhos), centrada no sentido da visão e que conduz ao exercício constante da abstração; e a imaginação material (ou das mãos), onde o ser humano plasma (materializa) as imagens subjetivas oriundas do seu imaginário, seus sonhos e devaneios.

Atividades – Na parte inicial, a oficina propôs às participantes a interação com a Água, percebendo as imagens, sensações e lembranças surgidas a partir do contato com o elemento, incluindo a autopermissão para brincar com o elemento, em seu estado líquido.

Na segunda parte, o atelier acolheu uma grande e lúdica atividade de “imaginação das mãos”, onde as participantes experimentaram a técnica da aquarela em tecido, dando forma física às suas imagens fluidas.

Encerrando a oficina, as produções foram expostas e contempladas coletivamente num “varal de imagens”, no salão do Atelier.

Encontro – Agradecimentos às participantes da oficina, pelo desprendimento com que se entregaram à proposta. Essa disponibilidade individual transformou nossa atividade expressiva num encontro repleto de alegria e de significados, no qual experimentamos um autêntico diálogo com belas (e únicas) imagens fluidas.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page