top of page

CONFIANÇA NA SABEDORIA INTERIOR E A ARTETERAPIA


Diariamente somos invadidos por alimentos diversos que desnutrem nosso ser como um todo. Somos invadidos por poluição visual, poluição sonora, do solo, da água, do ar e de tantos outros que nos entristecem e nos contaminam. E há um outro alimento que é o da alma , é o sexto sentido, pode-se dizer também, percepção extra sensorial, muitas vezes regulada pela espiritualidade. Esse sentido é mais apontado facilmente no âmbito feminino, diz-se ser mais aguçado nas mulheres.

Perdemos tempo olhando para o lado obscuro da força e pautando toda nossa existência em não procurarmos descobrir nossa própria história e o princípio que norteia nossa vida. Reproduzimos fielmente o que vem de fora, incorporamos como sendo nosso e assumimos como autentico, o que é pior.

Vamos mudar a direção do olhar. Agora é a hora de buscar quem realmente somos, nossos sentidos que devem andar de mãos dadas em harmonia - a direção é para dentro.

Sabemos que a Arteterapia se utiliza de criações simbólicas que expressam e representam níveis profundos e inconscientes da psique. Pode ser simplesmente terapia através da Arte (com cautela, quero dizer Arte como processo expressivo), não havendo assim, a preocupação estética e com técnicas, sendo privilegiada a possibilidade de expressão e comunicação e o resgate e ampliação de possibilidades criativas.

Muitas vezes é mais fácil ou mais cômodo olhar pra fora do que pra dentro. No período Realismo na história da arte, tendo a industrialização em auge e a ciência sendo aprendida pelo homem em sua utilização e técnicas exaltantes a ponto de dominar a natureza, o homem entende que precisa ser realista, na arte, a pintura deveria ser a representação da realidade, do mundo de maneira documental (olhar para fora), não cabia interferir na natureza, já era bela por si só, o pintor não manifestava sua expressão.

E quando começarmos a olhar para dentro e realmente “nos vermos”, escutarmos o som da orquestra “que vem de dentro”, sentir de verdade nosso ser interior e querer dar vazão a tudo isso, entre tantas terapias existentes e de valores incontestáveis, a Arteterapia se apresenta como uma importante ferramenta.

Como Arteterapeutas, nos cabe ser o fio condutor do resgate emocional nessa busca da sabedoria interior, da expressão dos sentimentos em imagens simbólicas, através do corpo, textos escritos, processos verbais, de todas as expressões que a arte pode oferecer; é proibido proibir a liberdade de criação, não se censura nada. Na Arteterapia não há feio ou bonito, certo ou errado, deixam-se os padrões externos comparativos de qualidade. Com essa nova postura que é favorecida pela Arteterapia, reduz-se o sentimento de incompetência que sempre resultam quando ocorrem as “comparações”, é o processo através da arte pelo que é mais genuíno no ser, o que vem de dentro. Quando a direção do trabalho artístico está sob o comando do inconsciente, o que prevalece é o contato com seu potencial criativo e esta voz é que será sua autoridade.

A Arteterapia é um dos meios que permite ao homem se expressar livremente sem regras. Permite perder o medo, permite a liberdade dos devaneios, dos corpos, dos sons, das palavras ou nenhuma delas, nos reinventarmos sempre e cada vez mais; sermos o instinto puro dos expressionistas, “expressando” sentimentos humanos. No período expressionista a arte é do instinto, os sentimentos humanos são expressos ressaltando os valores emocionais sobre os intelectuais.

Arteterapia fornece as cores, formas, texturas, cheiros, sabores e amores; permite os risos, as lágrimas, as descobertas, os impactos, permite aos poucos ir de encontro ao Opus Alquímico, ao Sagrado.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Selma Lessa é Psicóloga, Arteterapeuta,

Artista Visual e Instrutora de Yoga Integral

Email: slessa.rj@terra.com.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page