EVELINE CARRANO

Bem-vindos ao site do Atelier de Artes & Terapias Eveline Carrano!  

Meu nome é Eveline Carrano, sou psicóloga, arteterapeuta e idealizadora do Atelier de Artes & Terapias.

Atuo há mais de vinte anos como arteterapeuta e durante esse período, tenho me dedicado a difundir o valor da arte no processo terapêutico, além de estar em constante atualização, pois acredito que estudar nunca é demais, afinal é por meio do conhecimento e da experiência que podemos crescer como pessoas e como profissionais.

Meu encontro com a Arteterapia aconteceu de forma natural. Depois da graduação em Psicologia, do mestrado em Psicologia Social e da Personalidade e da pós em Psicopedagogia, participei de um minicurso sobre Arteterapia. Nesse primeiro contato, descobri que o meu destino estava traçado: decidi, então, fazer a formação em Arteterapia.

A partir daí, minha vida mudou: comecei a atuar como arteterapeuta, inicialmente, oferecendo oficinas para crianças e, aos poucos, fui ampliando minha atuação para outros grupos, igualmente fascinantes. Foi assim que nasceu o Atelier de Artes e Terapias.

Durante esse percurso, ingressei nos cursos de pós graduação em Psicoterapia Junguiana e o Imaginário, Terapia de Família, e Arteterapia na Saúde e na Educação e, mais recentemente, no doutorado em Arteterapia na USAL (Argentina).

 

 

Além de atuar como arteterapeuta, sou professora da Universidade Candido Mendes e do Instituto a Vez do Mestre e professora convidada do curso de Teorias e Técnicas Junguianas da Universidade Veiga de Almeida. Desde 2003, participo do ECArTE, consorcio Europeu de Arteterapia, sou também, Membro da associação de Marionnette et Thérapie (França), Membro Fundador e, atualmente, diretora de Comunicação da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro AARJ.

 

Em 2013, como resultado de 14 anos ministrando aulas e estudos sobre os materiais de arte e sua linguagem subjetiva, lancei o livro Materiais de Arte – sua linguagem subjetiva para o trabalho terapêutico e pedagógico, em parceria com a professora Maria Helena Requião, pela editora WAK.

Depois de todos esses anos de atuação preservo ainda o mesmo encantamento pela arteterapia. Minha experiência profissional tem me mostrado como a ARTE desperta e impulsiona o processo de autoconhecimento e de libertação, sendo ela um reflexo daquilo que somos e daquilo que desejamos.

A ARTE é como um espelho no qual podemos nos ver verdadeiramente, é uma tela em branco onde pintamos nossos sonhos e é um meio de concretizarmos nossas emoções.