Argila na Arteterapia


Imagens de aula com argila

Curso de Formação em Arteterapia - Atelier Eveline Carrano

Na Arteterapia o contato direto com os materiais de artes é de extrema importância, pois mobilizam todos os nossos sentidos e desperta o lado criativo do nosso ser.

O contato com a argila durante a técnica de modelagem é muito intenso e provoca de imediato sensações físicas de prazer ou desprazer.

A argila é flexível, maleável e modelável. A sensação de dar forma a argila e de poder transformá-la em diferentes objetos nos permite a experiência da transformação de uma ideia em um objeto real, que podemos tocar, sentir e ver. Assim, vivenciamos a sensação de poder construir e desconstruir aquele objeto, temos a habilidade de transformar e ser transformado.

TRANSFORMAÇÃO DE IMAGEM MENTAL EM FORMA REAL

A argila atua nas sensações físicas, nos sentimentos e na cognição. os canais de energia desenvolvem a capacidade de planejar, criar e fazer coisas reais, trazendo para a realidade, imagens ocultas em nossas mentes. “...Melhor que em outras técnicas, nós podemos construir uma ponte entre o acesso inconsciente da expressão tri dimensional ( a qual chamamos de modelagem) e o acesso consciente (ao qual podemos chamar de escultura” (Lowenfield, 1966 – p.227).